terça-feira, 14 de abril de 2009

Amazon tira de venda online livros com temática gay

Livros com temática gay ou lésbica de autores famosos como o premiado liberal Gore Vidal, a jornalista e autora americana vencedora do prêmio Pulitzer em 1993 Annie Proulx e E.M. Foster , que denunciou o preconceito sexual na sociedade britânica no século passado, sumiram da lista dos livros mais vendidos do portal de vendas Amazon, de acordo com informação publicada nesta terça-feira pela rede CNN.

Romances famosos como "Brokeback Mountain", de Prouxl, e "A Cidade e o Pilar", de Vidal, não apareciam no ranking na manhã desta terça-feira. No entanto, "Playboy: The Complete Centerfolds", que contém imagens de mais de 600 mulheres nuas, classificado como arte e fotografia, permanece na lista.

Milhares de usuários do site consideraram a retirado dos títulos da lista uma censura ofensiva. No Twitter, popular ferramenta de miniblog, e na rede social Facebook, a questão virou rapidamente tema de discussão e protestos ao longo do fim de semana. O Amazon negou acusações de que teria removido intencionalmente os títulos como uma estratégia para tornar a lista mais "familiar".

- Houve um problema no nosso sistema, que já está sendo consertado - disse a porta-voz do Amazon, Patty Smith.

O escritor Craig Seymour, autor de "All I Could Bare", disse em seu blog que sua posição no ranking de vendas caiu no início do ano e só voltou ao normal após um mês. O livro é classificado no site como um produto para adultos.

- Eu comentei isso com a minha editora, e eles começaram a prestar atenção. Também fiz uma pesquisa e vi que os únicos livros sem posição no ranking de vendas tinham conteúdo gay como o meu - acrescentou.

De acordo com o jornal inglês "Guardian", uma edição em brochura da autobiografia do ator e apresentador Stephen Fry, "Moab Is My Washpot", que o Amazon classifica como gay, está fora da lista, enquanto a versão de capa dura, classificada como "memória", continua no ranking.

Estar fora da lista dos livros mais vendidos significa perder destaque nas principais páginas do site, o que pode implicar significativa redução das vendas.

14/04/2009 | 16:18

Fonte: www.goiasnet.com

2 comentários:

Fernando Dantas disse...

Aonde posso adquirir "Playboy: The Complete Centerfolds", que contém imagens de mais de 600 mulheres nuas???

Lídia disse...

aiai, queria ser gay por um dia

ser todo dia cansa

"Aqui não há Lei. Não há nada. Só há nós. Nós somos a Lei."