sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Joe Satriani acusa Coldplay de plágio

LOS ANGELES (Reuters) - O guitarrista Joe Satriani abriu processo contra a banda Coldplay, acusando os britânicos indicados ao Grammy de plagiar uma de suas músicas.
O processo, apresentado na quinta-feira a um tribunal federal de Los Angeles, alega que a música "Viva La Vida" tem "trechos originais substanciais" de "If I Could Fly", canção instrumental lançada por ele em 2004.
O guitarrista, de 52 anos, quer que o julgamento tenha um júri, além de ser compensado por danos e receber "todo e qualquer lucro" obtido com a música que supostamente foi copiada.
O Coldplay, cujo estilo é frequentemente comparado ao U2, foi indicado a seis Grammys na quarta-feira, perdendo em número de indicações somente para o rapper Lil Wayne.
A música "Viva La Vida" está indicada nas categorias "gravação principal" e "canção do ano".
O disco mais recente do Coldplay, "Viva La Vida and Death and All his Friends", atribui a composição aos quatro membros do grupo: o cantor Chris Martin, o baixista Guy Berryman, o guitarrista Johnny Buckland e o baterista Will Champion. O título foi inspirado numa pintura da artista mexicana Frida Kahlo.
A faixa de Satriani é do disco "Is There Love in Space?". O advogado de Satriani não fez mais comentários sobre o caso. O Coldplay também não afirmou nada.
(Por Dean Goodman)
Será?

Nenhum comentário:

"Aqui não há Lei. Não há nada. Só há nós. Nós somos a Lei."