quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Grande Colisor de Hádrons


Large Hadron Collider - LHC (em português: Grande Colisor de Hádrons ou Hadrões) é o maior acelerador de partículas localizado no CERN.


O LHC entrou em funcionamento em 10 de Setembro de 2008, superando assim o acelerador Tevatron. É o acelerador de mais alta energia já construído. A sua forma é circular, com um perímetro de 27 km de extensão. Ao contrário dos demais aceleradores de partículas, a colisão será entre prótons, e não entre pósitrons e elétrons (como no LEP), entre prótons e anti-prótons (como no Tevatron) ou entre elétrons e prótons (como em HERA). O LHC irá acelerar os feixes de prótons até atingirem 7 TeV (assim, a energia total de colisão entre dois prótons será de 14 TeV) e depois fá-los-á colidir em quatro pontos distintos. A luminosidade nominal instantânea é 1034 cm-2s-1, a que corresponde uma luminosidade integrada igual a 100 fb-1 por ano. Com esta energia e luminosidade espera-se observar o bóson de Higgs e assim confirmar o modelo padrão das partículas elementares.


Sua construção e entrada em funcionamento foi alvo de um filme da BBC sobre um possível fim do mundo, e tem gerado uma enorme polêmica na Europa.



CRÍTICAS
Os cientistas Walter Wagner e Luiz Sancho acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra. Para tanto, corre um processo na corte do Havaí tentando impedir a experiência, até que haja uma total comprovação de que não haja riscos. Outrossim, acusa-se o CERN de não ter realizado os estudos de impacto ambiental necessários. No entanto, apesar das alegações de uma suposta criação de um buraco negro, o que de fato poderia ocorrer seria a formação de strange quarks, possibilitando uma reação em cadeia e gerando a matéria estranha, esta possui a característica de converter a matéria ordinária em matéria estranha, logo gerando uma reação em cadeia na qual todo o planeta seria transformado em uma espécie de matéria estranha.
Apesar das alegações "catastróficas", físicos teóricos de notável reputação como Stephen Hawking e Lisa Randall, além de vários outros físicos e engenheiros, afirmam que tais teorias são meramente absurdas, e que as experiências foram meticulosamente estudadas e revisadas, e que logo, estão sob controle. (...)


VER TEXTO COMPLETO NA WIKIPÉDIA
*Espero que o mundo não acabe, por que ainda não plantei uma árvore, não escrevi um livro e, muito menos, tive um filho.

2 comentários:

Fernando Dantas disse...

Eu também não escrevi uma árvore, nem plantei um filho, mas eu já tive um livro...

Sabrina disse...

E o mundo não se acabou em um buraco negro.

"Aqui não há Lei. Não há nada. Só há nós. Nós somos a Lei."