quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Sotaque das Goianas

Sotaque das Goianas (* Autor Desconhecido)



O sotaque das goianas deveria ser ilegal, imoral ou engordar, já que tudo que é bom, tem um desses horríveis efeitos colaterais... como é que o falar lindo e charmoso ficou de fora?


Por que Deus, que sotaque!


Goiana devia nascer com uma tarja preta avisando: Ouvi-la faz mal a saúde.


Confesso: esse sotaque me desarma.


Certa vez, quase propus casamento a uma goiana que me ligou por engano.


Elas tem um ódio mortal das palavras completas, preferem, sabe-se lá por que abandoná-las no meio do caminho.Os não-goianos, ignorantes nas coisas de Goiás, supõem, precipitada e levianamente, que os goianos vivem apenas de uais, trens e sôs. Goiana não fala que o sujeito é competente, ele é bom de serviço. Nunca usam o famosíssimo tudo bem. Sempre perguntam 'Ce tá boa?'


Pra mim, isso é pleonasmo, perguntar se uma goiana ta boa é desnecessário.


O verbo mexer, para as goianas tem amplos significados, quer dizer por exemplo, trabalhar. Se lhe perguntarem: 'Com o que q o cê mexe?', querem saber o seu oficio.


Goianas não dizem 'apaixonado por'. Dizem, sabe-se lá por que, 'sou doida com ele' (ele, no caso, pode ser você, um carro, um cachorro). Elas vivem apaixonadas 'com' alguma coisa. Também não gostam do verbo conseguir, aqui você nunca consegue nada, você não da conta.


Que goianas nunca acabam as palavras todo mundo sabe. E um tal de bunitim, fechadim, pititim.


Não caia na besteira de esperar um 'vamos' completo de uma goiana, você não ouvirá nunca. Preciso avisar a língua portuguesa que gosto muito dela, mas prefiro, com todo respeito, a goiana.


Aqui certas regras não entram.


O supermercado nunca tá lotado, sempre tá cheio de gente, não faz muitas compras, compra um tanto de coisa. Se, saindo do supermercado, a goianinha vir um mendigo e ficar com pena, suspirará: Ai, gente, que dó. É provável que a essa altura o leitor já esteja apaixonado pelas goianas. Goiano não arruma briga, caça confusão. Capaz... Se você propõe algo e ela diz: capaz!!


Vocês já ouviram esse 'capaz'? É lindo. Quer dizer o quê? Sei lá, quer dizer 'ce acha que eu faço isso'? com algumas toneladas de ironia... E o 'nem', já ouviu?? Completo ele fica: 'Ahhh nemmmm!' Significa amigo, que a goiana não vai fazer o que você propôs de jeito nenhum.


Sou, não nego, suspeito. Minha inclinação é para perdoar, com louvor, os deslizes vocabulares das goianas. Goiana não pergunta, você não vai? A pergunta goianamente falando e: 'Ce não anima de ir?'. O plural, então, é um problema.


Um lindo problema, mas um problema. Se você em conversa falar 'Fui lá comprar umas coisas.', a goiana retrucara: ' Ques coisa?' O plural dá um pulo, sai das coisas e vai para o que.


A fórmula goiana é sintética. E diz tudo. Até o 'tchau' em Goiás é personalizado. Ninguém diz tchau pura e simplesmente.


Aqui se diz: 'tchau procê', 'tchau procês'. É útil deixar claro o destinatário do tchau.


A conjugação dos verbos em Goiás têm lá seus mistérios.... LINDOS mistérios!!!


É isso ai gente, tchau procês!!!

25 comentários:

Fernando Dantas disse...

A tal da goiana é um trem bão mes sô =P

Lorena Valaruco disse...

Achei legal, mas foi meio injusto.
Não só as goianAS mas como tambem os goianOS falam assim.

Que isto fique bem claro.

Lídia disse...

ques coisa, né Loreninha!?

capaz q o cara q escreveu num era bissexual entonce

uhuhu

Raíssa disse...

Num dô conta não!
A intenção foi boa... Mas acabou parecendo que só as goianas cometem erros gramaticais. E ainda diz que esse é nosso charme!

Helen Henrique disse...

Hummm... Naum sei se seria bem um charme... mas se dizem vamos aceitar nehh...
Mas cm se diz... qdo eu qro mais eu vou pra goiass....
rs... Felicidade garantidaa...
As goianas sao mais!!!!

Júlia disse...

hahaha.. esse texto é das mineiras! :D

Anônimo disse...

Nunca soube, Julia, donde vc tirou essa? capaz... é das goiana sim, e é lindo esse texto!

Fernanda disse...

Uai , então ocês acha esse jeito caipira nosso chaRmoso ??

Bem capaz sô . eu luto á cada dia pra tentá deixa o meu " uai cê tá boa ?" ou o " fiaa de deus como cê tá?" ou "uai aquele trem láa, sô" mais agora q eu descobri q é charmoso võ para de luta contra meu sotaque ! bjim procês !!

Anônimo disse...

eu amuh o sotaque goiano

murilo disse...

uai so esse texto é doido msmo,mais eu acho q os homens tbm fala assim mais dq as mulherres ainda..mais isso tudo é o charme quem nois goianos ñ importa o sexo...bjao pro ces...

Colégio Classe disse...

Justamente por isso adoro os Goianos, que sempre estão: cantano, dançano, sorrino, pulano, se divertino a valer.
Amo tudo isso, o sotaque quando me chamam: Ferrrrrrrrrrrrr
kkkk

jaciara disse...

HAHA me desculpe! eu sou goiana não nego que tenho certos costumes errados kkk mas o que o caro colega escreveu ai ta mais pra mineiro do que goiano ..

Anônimo disse...

o seu demente! esse texto esta editado,na verdade esse é o sutaque MINEIRO!! VC POR ACASO TEM NANISMO NO CEREBRO??? so pode!

jaciara disse...

Sabemos sim que esse texto um SOTAQUE mineiro!!!! Estou falando porém que vocês exibem muitas criticas em relação a fala Brasileira Não se esqueça DEMENTE que existe oriundos de varias partes _(_ .

Idiotagens disse...

na verdade o texto não foi editado... é sotaque das goianas mesmo, mas nenhum dos membros do blog é autor do texto.

Mirian Gatto disse...

gente, o q importa se é goiano ou mineiro? somos vizinhos, e nós goianos somos frutos de mineiros e bandeirantes do interior paulista, pontanto, tudo farinha do mesmo saco...

jordana disse...

Eu só de Goiania gente e atualmente moro em Minas e te fala um trem aqui Goiano é Goiano vem fala q o pessoal de minas fala igual a gente q eles ñ fala ñ! tchau pro cs...(Aooo Góias veii)

Jailson Freitas disse...

Uai, eu sou Goiano e moro em Goiás, em Santa Helena de Goiás. Acho injusto esse comentário ser voltado apenas às mulheres! Pelas cidades goianas onde passei nunca ouvi um goiana ou goiano falar com sotaque. É claro que sempre à erros gramaticais, mas sem sotaque. Há exeções daquele povo mais antigo(idosos)que moram isolados em fazendas, sítios, que falam aquele sotaque legítimo. O povo da minha região não fala com sotaque, mas erdou dos mineiros e nordestinos algumas palavras como: sô, uai, vixi, aperreado(Enfezado; aborrecido), e muitas outras palavras. Um grande abraço a todos.

Anônimo disse...

CAPAZ é uma expressão usada pelos gaúchos e não pelos goianos.

ninja disse...

quem fez o comentario ou e nordestino do sul ou do sudeste , se for nordestino nao comentarei , se for do sul ele deichou claro p todos q e gay rsrsrs, e se for do sudeste ou e ladrao de caixa rapido sao paulo, ou traficante de intorpecente rio de janeiro kkkkkk. q charme .

Amanda disse...

Dizer que goiano não tem sotaque é ser um goiano legítimo, sei que temos sotaque e que todos adimiram... basta sair de goiânia pra alguem perguntar de onde é o sotaque e achar ou bonito ou engraçado, devemos sim nos orgulhar disso, afinal, quem não gosta de ouvir um "vamo sair hoje" bem baixinho? goianos e goianas, vivamos nosso charme, e não tenhamos vergonha disso.

Anônimo disse...

Os goianos copiaram o sotaque mineiro. Uma vez conheci umas garotas em curitiba e elas começaram a conversar comigo, achei que fossei vizinhas minhas de Belo Horizonte ou do centro mineiro, depois que falaram que eram de Goiânia, ai eu constatei que dá na mesma. São o mesmo sotaque. Igual de Sergipe até o Rio Grande do Norte é basicamente o mesmo dialeto e boa parte da Amazônia não há grandes variações.

Anônimo disse...

Essa pessoa que escreveu isso das Goianas foi casado com uma e ela meteu o pé na bunda dele,Então ele ficou frustrado e postou isso.
Entende gente como e as coisa
e adoroo meu gentinho de falar..
(deixa eu falar uma coisa !!! Os português também acha ridiculo o jeito que ocê fala hahah, porque tu nao falas que nem ele pah)

BEIJO pessoal !!!

Anônimo disse...

EU ODEIO ESSES GOIANOS,em toda extensao da palavra OK . um dia eu estava atravessando uma rua aqui e um CORNO que estava conduzindo uma motocicleta avançou e ficou bem em cima da faixa de pedestre bloqueando a minha passagem. Fui falar com ele, pois estava erradissimo na situaçao e ele me disse pra eu dar a volta em tom de ironia. Perdi o controle na hora e dei-lhe uma cusparada na cara e disse pra ele descer da moto, pois eu iria ensina-lo a desrespeitar as pessoas( esse dia eu estava possesso, endemoniado, odio puro saltando pelos olhos ) e o mesmo acelerou e fugiu em alta velocidade. Gostam de ser metidos a nervosinhos, mas quando encontram alguem assim como eu que nao tem medo e enfrenta, colocam o rabinho entre as pernas e fogem !!! eu ODEIO esses goianos.

Anônimo disse...

Que comentário mais ignorante... Tem base?

"Aqui não há Lei. Não há nada. Só há nós. Nós somos a Lei."