sexta-feira, 18 de julho de 2008

18 de Julho de 2008... 90 anos de Nelson Mandela



“There are many people in South Africa who are rich and who can share those riches with those not so fortunate who have not been able to conquer poverty. Poverty has gripped our people. If you are poor, you are not likely to live long.” (Nelson Mandela)


Membro desde 1944 do CNA (Congresso Nacional Africano) e filho de um chefe da tribo dos Xhosas, Mandela estudou Direito e tornou-se um dos líderes do movimento Antiapartheid da África do Sul. Esteve na prisão em 1956, acusado de alta traição, sendo libertado em 1961. Em seguida, trabalhou clandestinamente no CNA. Após a proclamação do estado de exceção em 1960, o CNA foi considerado ilegal e Mandela foi novamente preso dois anos depois. Em 1964, foi condenado à prisão perpétua. Encarcerado, Mandela tornou-se símbolo da luta contra o Apartheid. Sua libertação, com Frederik Willem de Klerk no poder, em 1990, representou uma mudança nos destinos da África do Sul. O líder histórico do CNA tornou-se seu presidente e participou da transformação democrática do país. Apesar da resistência dos nacionalistas bôeres e do partido zulu Inkhata, dirigido por Mangosuthu Buthelezi, chegava ao fim o governo da minoria branca. Depois das primeiras eleições livres para o Parlamento, realizadas em 1994, Mandela foi o presidente aclamado do país. Integrou o partido Inkatha e dos bôeres e assegurou um futuro político e econômico para uma sociedade dividida pela segregação racial. Em 1993, Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz com De Klerk. Preparou, cuidadosamente, sua substituição na presidência e foi sucedido por Thabo Mbeki, seu vice-presidente. Em maio de 1996, a África do Sul celebrava a primeira Constituição do país.
46664 Contra a Aids

O 46664 surgiu para apoiar o movimento global anti-Aids. Assim como o mundo se uniu para derrotar o apartheid na África do Sul, precisa se unir para vencer a Aids. Pessoas do mundo inteiro devem se engajar moralmente em uma campanha coletiva para aumentar a consciência, angariar dinheiro e gerar ações.
A luta contra a Aids pode ser ganha. Cada infecção pelo HIV pode ser evitada. Cada caso de Aids pode ser tratado. Do Brasil a Uganda à Tailândia, países pobres mostraram que a maré pode ser revertida com liderança, recursos e participação do público. Enquanto os países ricos disponibilizam mais dinheiro e os preços dos medicamentos caem, a batalha torna-se mais fácil, embora esses não sejam os únicos ingredientes do sucesso na África e em todo o mundo. Os artistas do 46664 expressam a responsabilidade de cada um de nós para deter o estigma associado à Aids. É aí que o 46664 pode ter o maior impacto.Por quê? Porque o medo e a discriminação alimentam a infecção pelo HIV - 90% das pessoas soropositivas não sabem disso porque têm medo de fazer o teste. Assim, é responsabilidade de cada um de nóspraticar sexo seguro: escolhendo a abstinência, sendo fiel e usando camisinha. Fazendo isso podemos deter a infecção pelo HIV.Finalmente, todos temos um papel a exercer disseminando a consciência dessas mensagens simples para outras pessoas e exigindo que os governos cumpram seu papel. É aí que a luta será vencida, e a área onde o 46664 está concentrando seus recursos.

_________________________

Fontes (adaptado):

http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_665.html

http://www2.uol.com.br/nelsonmandela/aids.htm

6 comentários:

Fernando Dantas disse...

Eu não sei o que comentar =/

Anônimo disse...

hmmmm

comente q qdo vc crescer quer ser tão importante qto ele!

^^

(ou talvez não)

Fernando Dantas disse...

qdo eu crescer eu quero ser tão importante como ele!

mas não quero ser preso e quero continuar branco! =)

(valeu lídia ^^)

Anônimo disse...

aaah

eu nem sei

admiro mto o Mandela

seria uma grande honra poder ter a vida dele... com todos os altos e baixos

mas é claro q a gente prefere a maior mansidão possível, então... ainda bem q eu sou eu =D

Sabrina disse...

O Idiotagens é mais q só idiotagens...

*.* Dessa *.* disse...

bem mais!!!!!!!!

"Aqui não há Lei. Não há nada. Só há nós. Nós somos a Lei."