segunda-feira, 12 de maio de 2008

Papai grávido



Pela primeira vez no mundo, uma transexual dará à luz uma criança


O caso de uma norte-americana, convertida legalmente para o gênero masculino, que está no sétimo mês de gravidez, ganhou destaque e levantou uma série de questionamentos pelo mundo. É possível um homem grávido? Ele é mãe e pai ao mesmo tempo? A gravidez é segura, não havendo riscos nem para o gestante, nem para a criança? “Sem dúvida, as questões morais e sociais são as que mais pesam. Não para os diretamente envolvidos, que podem tratar isso de maneira tranqüila, já que a sexualidade não deve ser um tabu nessa casa”, destaca o psiquiatra Alexandre Saadeh, do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo.

Thomas Beatie, 34 anos, contou sua história no talk-show de Oprah Winfrey, no canal ABC. O futuro papai de uma menina fez cirurgia estética para retirada das mamas há dez anos, se submeteu a um tratamento hormonal com efeito androgênico para induzir a virilização (aparência masculina) e mudou de sexo por vias legais. Mas, do ponto de vista biológico, é uma mulher com plena capacidade de engravidar.
A transexual casou-se há cinco anos com uma outra mulher, Nancy, mãe de duas filhas. Como a esposa sofrera anteriormente uma histerectomia (retirada do útero), quando o casal decidiu ter um filho, ele se propôs a engravidar. “Foi um ato de amor da transexual para a companheira. Na realidade, essa grávida vai ser pai e a mãe vai ser sua esposa. No momento mais apropriado, o filho vai saber que foi fruto de uma situação especial”, diz Saadeh.

Recorreram, então, a inseminação artificial. Nove médicos foram envolvidos no processo, até que tiveram acesso a um banco de esperma e encontraram a obstetra Kimberly James, que acompanha o caso. A inseminação foi feita em casa, por Nancy, com esperma de um doador anônimo. Beatie engravidou pela primeira vez em 2007, mas o embrião se fixou fora da cavidade uterina, o que levou a um aborto natural. Em relação a atual gestação, a obstetra que acompanha o caso afirmou, no programa de Oprah, que o feto é perfeitamente saudável e que não corre perigo pelo fato de o pai ter tomado testosterona durante anos. Quando decidiu engravidar, ele cortou suas doses regulares de hormônio masculino e voltou a ovular naturalmente, não utilizando nenhuma droga para aumentar a fertilidade. "Agora suas taxas de hormônio são normais", disse Kimberly.

De acordo com o ginecologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), José Soares, o nível de testosterona é, justamente, o que poderia representar risco ao bebê. “Somente se ele estiver muito elevado e se a transexual ingerir durante a gestação, principalmente, entre a oitava e a décima semana, um feto do sexo feminino pode adquirir aparência do masculino, modificando a genitália. Caso o contrário, é uma gravidez como a de qualquer outra mulher”, diz. O médico também destaca que todo paciente “independente das suas crenças ou aparência” merece consideração e atenção do profissional de saúde.

O advogado e professor de Direitos Humanos, Enézio de Deus, diz que no Brasil são realizadas as chamadas cirurgias de transgenitalização. “Uma vez comprovado o caso de transexualidade e já tendo sido realizada a operação, um(a) transexual tem o direito de mudar o nome em todos os documentos”. O também autor do livro A possibilidade jurídica de adoção por casais homossexuais afirma que “a orientação sexual e a transgeneridade não qualificam ou desqualificam uma pessoa para o exercício da maternidade/paternidade responsáveis. O fato de uma pessoa ser transexual não a inabilita à educação de uma prole, seja biológica ou adotiva.”

Camila Stahelin
Fonte:http://delas.ig.com.br/mae/noticias/2008/05/11/papai_gravido_1306460.html

14 comentários:

Sabrina disse...

Feliz dia das mães/pais pra ele.
O legal da história é q ele vai ganhar presente nos dois dias...

Anônimo disse...

que feeeera!!!!!!!!!!!!!!!!!

Lorena disse...

hehehehehehe

Legal, diferente surpreendente mas acima de tudo legal!!

\o/

Fernando Dantas disse...

Vai doer um bocado pra sair =O

Anônimo disse...

a questão da amamentação tbm vai ficar meio complicada... tipo... o contato com 'a mãe' é importante pro bebê... mas acho q no caso é só feliz dia dos pais mesmo...
um papai tendo bebê!

Fernando Dantas disse...

Homens não nasceram para ter filhos =/

Guilherme Martins Teixeira Borges disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Martins Teixeira Borges disse...

Não quero ser aqui demasidamente preconceito, todavia, ao meu ver isso que ocorreu foge aos padrões aceitavéis até mesmo do mais liberal dos humanos.

*.* Dessa *.* disse...

diferente, é o que pode-se dizer no mínimo....mas já que assim desejo que esta criança seja criada com muito amor e respeito!! =D

Sabrina disse...

Como assim, "homens não nasceram para ter filhos"?
Homens têm filhos o tempo todo!
Afinal todo mundo aqui tem um papai e uma mamãe, né não?
Sem contar os casais estilo papai e papai...
Essa só é uma forma aprimorada de se ser pai.

Anônimo disse...

Aaai

Como os homens são cabeçudos!

Eu achei super fofo!
E acho q adoraria ter nascido do meu pai... daria na mesma!!!

Fernando Dantas disse...

Sabrina, homens não nasceram para parir seus filhos...

Criar sim, mas parir não...

Sabrina disse...

Ah, mas naum foi isso q vc disse!
Vc disse q homens naum nasceram pra ter filhos!

Eu diria q é uma questão d semântica.

T lembra alguma outra discussão?
ehuaehuehuaheuheauheuhauehaehuae

Nossa, eu acho q os homens devem ter filhos sim...

Moacir disse...

[i]eeeu achei super legal alem do mais ele naum nasceu Homen e sim mulher teria sim toda capacida de tem filhos se ele fez isso foi por amor ao proximo e a questão da dor toda mulher sente dor na hora que vai ter filhos Obg pela atenção!

"Aqui não há Lei. Não há nada. Só há nós. Nós somos a Lei."