quarta-feira, 11 de junho de 2008

Bonito, famoso e... protegido!


Os sapatos, paixão de muitas mulheres, também devem ser protegidos com marcas e desenhos industriais. Essa é a política da empresa Jimmy Choo, conhecida pelos fãs da famosa série de TV Sex and the City por calçar a protagonista Carrie, vivida pela atriz Sarah Jessica Parker. Um estudo feito por duas pesquisadoras do INPI revelou a preocupação dessa empresa em proteger seus produtos não só nos Estados Unidos, país de origem, como também no Brasil e nos países-membros da Comunidade Européia. O trabalho será distribuído no estande do INPI e apresentado em palestra no dia 13 de junho, às 11h, no Salão Multiuso do Fashion Business, no Rio.
O “Estudo de caso – Calçados Jimmy Choo”, das pesquisadoras do INPI Luci Mary Gonzalez Gullo e Luciana Goulart Oliveira, comprova a preocupação da empresa e mostra a importância da proteção como fator de fortalecimento do produto e proteção contra a pirataria, principalmente quando há o interesse em exportá-los.
No caso da Jimmy Choo, as marcas solicitadas foram 12 no Brasil, seis no Escritório de Harmonização do Mercado Interior, da Europa, e chegaram a 115 nos Estados Unidos. Não houve pedidos de desenho industrial no Brasil, mas eles atingiram 256 nos Estados Unidos e 721 na Europa.
No Brasil, o desconhecimento do empresário brasileiro sobre a proteção do Desenho Industrial no exterior abre uma porta para a pirataria. Os números são claros: num ranking de depósitos que geraram registros nos Estados Unidos, o Brasil ocupa apenas o 25o lugar, com apenas 291 depósitos, atrás de países como Luxemburgo, Cingapura e Israel. Enquanto isso, no INPI, os brasileiros depositaram 3.557 pedidos de DI só em 2006. Mas, sem a proteção em outros países, qualquer um pode copiar os produtos nacionais.
Retirado de

4 comentários:

Fernando Dantas disse...

Li só o título. É sobre mim?

*.* Dessa *.* disse...

pirataria no Brasil??
Capaz!!!!
[sarcasmo] de onde você tirou essa idéia??????? [/sarcasmo]

Anônimo disse...

=DDDDDDDDDDDD

Postei isso aqui só pq um dia eu tinha q colocar algo relacionado com meu trabalho.

[se achando a adulta]hihihi[/se achando a adulta]

*.* Dessa *.* disse...

com o que vc trabalha benhê???

"Aqui não há Lei. Não há nada. Só há nós. Nós somos a Lei."