sexta-feira, 6 de junho de 2008

Herivelto Martins e Dalva de Oliveira

- Mais pra sessão ‘Curiosidades’:


Dalva de Oliveira ‘em 1949, separou-se de Herivelto Martins durante uma excursão à Venezuela com a Companhia de Dercy Gonçalves e o Trio de Ouro se desfez. Ficou ainda naquele país, apresentando-se com o maestro Vicente Paiva, por mais um ano. Retornou ao Brasil em 1950, quando a gravadora Odeon a rejeitou, pois os produtores não acreditavam em sua carreira solo. Foi Vicente Paiva, na época um dos diretores artísticos da gravadora, que lhe deu seu aval, dizendo que se o samba "Tudo acabado", de J. Piedade e Osvaldo Martins não estourasse, ele se demitiria. O samba, de fato, foi um grande sucesso na voz dela, inaugurando uma duradoura batalha musical com Herivelto Martins, com os dois usando a música para se acusarem mutuamente pelo fracasso do casamento. Nessa polêmica musical destacaram-se, ainda o bolero "Que será", de Marino Pinto e Mário Rossi e o samba "Errei sim", de Ataulfo Alves, ambas gravadas em 1950 e que se constituiram em grandes sucessos...’
______________________________________________________
Em:
http://www.collectors.com.br/CS06/cs06d03b.shtml


Algumas composições de Herivelto e Dalva (e/ou parceiros) nesse conflito pós-relacionamento:


Caminho Certo
(Herivelto)

Eu deixei o meu caminho certo,
E a culpada foi ela,
Transformava o lar na minha ausência,
Em qualquer coisa abaixo da decência,
Compreendi que estava tudo errado,
E amargurado parti, perdoando o pecado,
Mas deixei o meu caminho certo,
E a culpada foi ela.


Sei agora,
Que os amigos,
Que outrora,
Sentavam à minha mesa,


Serviam, sem eu saber, o amor por sobremesa,
Acreditem, é muito fácil julgar,
A infelicidade alheia,
Quando a casa não é nossa,
E é outro quem paga a ceia,
Quando a casa não é nossa,
E é outro quem paga a ceia.


Errei Sim
(Dalva) - Link: http://www.youtube.com/watch?v=7xfKqSf0BXA

Errei sim,
Manchei o teu nome
Mas foste tu mesmo
O culpado
Deixavas-me em casa
Me trocando pela orgia
Faltando sempre
Com a tua companhia.


Lembra-te, agora, que não é,
Só casa e comida
Que prende por toda a vida
O coração de uma mulher.


As jóias que me davas
Não tinham nenhum valor
O mais caro me negavas
Que era todo o teu amor,
Mas, se existe ainda
Quem queira me condenar,
Que venha logo
A primeira pedra
Me atirar.

Teu Exemplo
(Herivelto)

*Não encontrei a letra inteira disponível
“...Em Teu Exemplo, de sua autoria, ele cantava: Há muita estrela na lama, mas eu me refiro a ti, mandando um recado explícito à ex-mulher...”


Calúnia
(Dalva) - Link:http://www.youtube.com/watch?v=ErXg5PuEL8s

Quieste ofuscar minha fama
E até jogar - me na lama
Só porque eu vivo a brilhar
Sim , mostraste ser invejoso
Viraste até mentiroso
Só para caluniar
Deixe a calúnia de lado
Se de fato és poeta
Deixe a calúnia de lado
Que ela a mim não afeta
Se me ofendes , tu serás o ofendido
Pois quem com ferro fere
Com ferro será feridoQuieste ofuscar minha fama
E até jogar - me na lama
Só porque vivo a brilhar


Tudo Acabado
(Dalva) - Link:
http://www.youtube.com/watch?v=tdc0IecDluk

Tudo Acabado Entre Nós, Já Não Há Mais Nada
Tudo Acabado Entre Nós Hoje De Madrugada
Você Chorou e Eu Chorei, Você Partiu e Eu Fiquei
Se Você Volta Outra Vez, Eu Não Sei

Nosso Apartamento Agora Vive a Meia Luz
Nosso Apartamento Agora Já Não Me Seduz
Todo Egoismo Veio De Nós Dois
Destruimos Hoje o Que Podia Ser Depois



Atiraste uma pedra
(Herivelto) - Link:
http://www.youtube.com/watch?v=dxN2oim2Nxw

Atiraste uma pedra no peito de quem só te fez tanto bem
E quebraste um telhado, perdeste um abrigo
Feriste um amigo
Conseguiste magoar quem das mágoas te livrou
Atiraste uma pedra com as mãos que essa boca
Tantas vezes beijou
Quebraste um telhado
Que nas noites de frio te servia de abrigo
Perdeste um amigo que os teus erros não viu
E o teu pranto enxugou
Mas acima de tudo atiraste uma pedra
Turvando esta água
Esta água que um dia, por estranha ironia
Tua sede matou
Atiraste uma pedra no peito de quem
Só te fez tanto bem



Que será
(Dalva)

Que Será
Da Minha Vida Sem o Teu Amor
Da Minha Boca Sem Os Beijos Teus
Da Minha Alma Sem o Teu Calor

Que Será
Da Luz Difusa Do Abajour Lilás
Se Nunca Mais Vier a Iluminar
Outras Noites Iguais

Procurar
Uma Nova Ilusão Não Sei
Outro Lar
Não Quero Ter Além Daquele Que Sonhei

Meu Amor
Ninguém Seria Mais Feliz Que Eu
Se Tu Voltasses a Gostar De Mim
Se Teu Carinho Se Juntasse Ao Meu

Eu Errei
Mas Se Me Ouvires Me Darás Razão
Foi o Ciúme Que Se Debruçou
Sobre o Meu Coração

E, por fim:

Bandeira Branca
(Dalva) - Link:
http://www.youtube.com/watch?v=7k5tWMgFVTc&feature=related


Bandeira Branca, Amor
Não Posso Mais
Pela Saudade
Que Me Invade
Eu Peço Paz (Bis)

Saudade Mal De Amor, De Amor
Saudade Dor Que Dói Demais
Vem Meu Amor
Bandeira Branca
Eu Peço Paz

3 comentários:

Sabrina disse...

Nossa.
Belamente trágico.

Lorena disse...

...


Eles se amavam.

Guilherme Martins Teixeira Borges disse...

Perfeito Leidão!!!!!!!

"Esta água que um dia, por estranha ironia
Tua sede matou
Atiraste uma pedra no peito de quem
Só te fez tanto bem" - Mc Bethania não há nada igual!!!

Atiram-nos uma pedra em nossos peitos.

Lembrou também a história da ultima canção né!!

"Aqui não há Lei. Não há nada. Só há nós. Nós somos a Lei."