quarta-feira, 11 de junho de 2008

Dossiê: De bem com a vida - O poder do riso

A capacidade de achar graça tem sido estudada seriamente nos últimos anos. A gelotologia mostra o que está por trás de uma boa gargalhada.

por Ulrich Kraft

Quando ouvimos uma boa piada, daquelas que nos fazem desatar a rir, nossa boca produz uma série de sons vocálicos, cada um com duração de 1/16 de segundo, repetindo-se a cada 1/5 de segundo. O diafragma sacode, o coração bate mais rápido, a pressão arterial sobe e as pupilas se dilatam. Enquanto emitimos esses sons, o ar sai de nossos pulmões a mais de 100 km/h, antes que, passados cerca de dois segundos, a operação se repita. E quem quer que esteja ouvindo essa barulheira, muito provavelmente vai ficar curioso e querer saber o que está perdendo.

Adultos riem 20 vezes por dia, em média. Crianças, até dez vezes mais. Rir é componente tão sólido da existência humana que esquecemos como são curiosos esses acessos de alegria. Por que rimos quando alguém conta uma piada ou nos toca de leve a sola dos pés? O sr. Spock, por exemplo, tripulante da nave Enterprise na série Jornada nas estrelas, não entendia as risadinhas dos terráqueos: “Humor? É um conceito estranho. Não tem lógica”, dizia. O escritor húngaro Arthur Köstler (1905-1983) caracterizava o riso como um reflexo de luxo, sem nenhuma utilidade biológica.

De modo geral, porém, a Natureza não faz investimentos insensatos e costuma livrar-se de características inúteis. Portanto, o ímpeto de rir deve ter contribuído para a sobrevivência no decorrer da evolução, ou nossas gargalhadas teriam tido o mesmo destino dos dinossauros. Filósofos da Antigüidade formularam teorias sobre a natureza do humor, mas, na ciência, o fenômeno permaneceu obscuro por muito tempo.

Atualmente há muitos estudos sobre características humanas elementares, tais como a capacidade de sentir medo, mas a pesquisa sobre o riso – a gelotologia – pouco a pouco ganha espaço. As tecnologias de imageamento cerebral permitem que neurologistas observem como diferentes regiões do cérebro reagem às piadas. Os resultados mostram que humor é coisa séria, demanda certas capacidades mentais e desempenha papel central na vida em sociedade. Muitos gelotologistas chegam a considerar o riso a mais antiga forma de comunicação.

Retirado de

29 comentários:

Fernando Dantas disse...

Eu rio pacaramba \o/

Anônimo disse...

Eu odeio rir.
Só rio ua vez a cada dez anos.
Rir, não sei o que é isto.

darrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrraaa!!!!
Advinha quem escreveu!!!???

Fernando Dantas disse...

Sabrina?(morri)

*.* Dessa *.* disse...

olha depois da descoberta do idiotagens meu nível de risadas que era de um adulto comum (20 vezes ao dia) subiu consideravelmente!!!!!!!!

*.* Dessa *.* disse...

isso me torna um adulto incomum???
*pensativa* :/

Anônimo disse...

Quem escreveu foi a Macacaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa


e esse, quem escreveu?

Sabrina disse...

"Sabrina?(morri)"

Naum, naum morreu. Eu naum sou violenta, só transmito isso.
E pensar que fui eu q escrevi aquele comentário só mostra q vc naum me conhece.
Se conhecesse, saberia q eu sou capaz de dar risada. (Sim!!! É possível).
Existem até fotos q comprovam o fato.

Sabrina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sabrina disse...

E Dant, vc me ama né?!

Tá sempre pensando em mim msm quando eu sumo do blog.
E o melhor: naum só pensando em mim como pensando em como me provocar.
Parece até coisa de irmão mais novo!

Graciiinha!

Fernando Dantas disse...

Hmmm, então eu sou provocante?

Oh shit! A Sabrina descobriu minhas reais intenções =P

Tem razão, não consigo parar de pensar em vc, acho que vou até escrever-te um poema =)

Anônimo disse...

Fight!


\o/

Lorena disse...

Aiaiaiai

nada pra falar....


*****************//////////@@@@@@@@@888888888hhhhahjsdhfuaesrjansdfnadgsfsdgvjcnmaidsfjasdf6sdf65sc1v2xc9+/*/weHDUIWYR483ERGC0 6Z8XCVAE0R9~ÇASDPFOÁSLC~ÇVX./;.[AP´DOWQ

Fernando Dantas disse...

Bonita criptografia Lorena =)

Anônimo disse...

FV BNP XPDFT

Decifrem.


Dica: tô lendo Fortaleza Digital.

=D

Sabrina disse...

Sou mt seletiva quanto aos poetas q leio.
É melhor vc naum me escrever nada.

PS: Igualzinho brigas d irmãos.

Guilherme Martins Teixeira Borges disse...

Nunca mais escrevo como anonimo!!!!


A vida, dizia o sábio, só tem dois caminhos: um e viver e o outro e morrer, e um terceiro alheio é: como o Guilherme GordoGostoso sabe dar ratas.

Raíssa disse...

É! Seu anonimato teve sérias im[com]plicações!

Sabrina disse...

Culpa sua naum, Guizão!
Nas palavras do nosso querido professor Rogério (que me fez chorar):
"A Sabrina é mt combativa".

PS: Vamos pra França brincar de arremeço de anão?

Anônimo disse...

Eu quero ir pra França arremessar você!!!


=D

Fernando Dantas disse...

Relaxa, Guilherme, se vc não tivesse postado eu teria arranjado qualquer outro jeito de citar a Sabrina =P

Guilherme Martins Teixeira Borges disse...

Alguém sabe o que o Shell???

.
.
.
.
.
Olhem para Shima que vcs vão shaber!

Anônimo disse...

uaaahahahhahaa


poooooooooooudre essa piadinha!

Anônimo disse...

Ninguém decifrou o que eu criptografei =(

Fernando Dantas disse...

é muito dífícil lídia, Dê DICAS! =P

Lídia disse...

Eu já dei uma dica... tô lendo Fortaleza digital!

=/


Mas tá!
Vou contar...
Usei o método de substituir cada letra da mensagem original pela posterior do alfabeto:

FV BNP XPDFT
EU AMO VOCES


^^

Sabrina disse...

Mas vc é do meu tamanho, Pastel! Vc naum ia conseguir me arremeçar!

Além do mais a brincadeira foi cancelada e o anão despedido. O Tribunal Superior da França disse q isso feria o princípio da dignidade humana do anão.

Fernando Dantas disse...

Que lindo!

(e o post rendendo mais que detergente líquido)

Anônimo disse...

Ih, Pastel!

Achei q a Raíssa q tinha chamado pra arremessar anões!
hehehehehe

Ocê eu num dou conta mesmo não!
Temos a mesma sexy altura.


[Os comentários do post viraram chat]

=D

Sabrina disse...

Mas a Ra só é uns 2 centímetros menor q a gente!
Tadinha!
E eu devia estar estudando...

"Aqui não há Lei. Não há nada. Só há nós. Nós somos a Lei."