sexta-feira, 4 de abril de 2008

Convite

Teatro no Domingo!

Comédia com tempero
Grupo paulista Comida de Astros leva ao palco a peça banquete, um mix de música e gastronomia num cenário divertido

Margareth Gomes

Um banquete em que o prato principal é a paródia. À mesa (palco) desfilam iguarias de humor com o tempero de explorar com graça linguagens cênicas como o rádio-teatro, a TV, a música, a pop art, a arte culinária, pílulas do cotidiano. Eis o recheio do espetáculo O Banquete, a ser apresentado hoje (21 horas), amanhã (21 horas), e, no domingo (20 horas), no Teatro Goiânia, pelo grupo paulista Comida dos Astros. A direção é da atriz Graziella Moretto, que conduz em cena a dupla de atores-humoristas Rony Cácio, 36 anos, e Gil Côrtes, 31 anos.

Sucesso de público com 1 milhão de espectadores, a peça está em cartaz nos teatros do País há dez anos. A Voz do Pernil é um dos quadros que chamam a atenção, expôs em entrevista ao POPULAR o ator Rony Cácio. Ele destaca que o Comida dos Astros reúne num cenário lúdico diálogos e música e tem a essência do improviso, de uma sinergia entre os atores e o público, em que os pockets se ligam de tal forma que parece que foram criados naquele momento. Não é para menos que o Comida dos Astros é sucesso de acessos no Youtube e marcou presença em programas de televisão. Em 2006, o Comida dos Astros foi premiado no Festival Janeiro de Comédia, realizado em São José do Rio Preto, em que reuniram-se grupos de comediantes de todo o Brasil.

“Fazer as pessoas rirem é um presente. É um show democrático e participativo”, diz Rony Cácio, natural de Negras (PE), formado em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia e radicado em São Paulo. Ele aposta na estética da “gastropofagia”, em que não há censura aos assuntos, com música, religião, política, celebridades, artes plásticas, atualidades. Com o detalhe de uma paródia refinada.

“O ator é uma fazedor de ilusões, alguém que fala de gente para gente. É preciso ter muita sensibilidade para puxar tanto os sentimentos bons quanto os ruins. É preciso ser generoso, humanista e altruísta”, define.

Chef de sucesso
Por que fermentar comida, música e palco? A resposta é rápida: por morar em São Paulo, considerada uma capital gastronômica. “E a história da humanidade está ligada umbilicalmente com a comida, que é arte, cultura. Por meio do paladar, os povos sempre se comunicaram, com suas cores, sabores,” explica o chef-ator Rony Cácio, que revela ser um ótimo goumert e adorar presentear amigos com pratos que são sua especialidade, como lasanha de peru, farofa de cuscuz e ambrosia. “Tenho muitos livros de receitas em casa. Gosto de criar pratos. Sempre que vou a alguma cidade, visito o mercado, pois tenho um grande curiosidade gastronômica,” confessa.

A mesma curiosidade se estende à música. Em um dos quadros da peça, o grupo brinca com artistas. A Cozinha Popular Brasileira traz jogos de memória com vários cantores: Farinha Bethânia, Elis Tangerina, Caetano Meloso, Roberto Cravos, Zeca Pragordinho. E a Cozinha Popular Internacional faz paródias com nomes por eles chamados de Picles Floyd, Ovos Presley, Magronna, Mercedez Sopa, Churrasqueen, dentre outros.

Rony Cácio se considera um ator versátil. Avesso a rótulos, ele não receia patrulhamento ao transitar por diferentes linguagens: teatro, cinema, televisão, propaganda. Ficou conhecido pelo grande público ao atuar na novela Malhação, na série Carandiru-Outras Histórias e na minissérie Amazônia, na Globo. Esta semana, Rony Cácio estreou um novo personagem no humorístico Casos e Acasos. Ele lembra que é da geração de atores ecléticos como Wagner Moura, Lázaro Ramos, com os quais dividiu os palcos em Salvador. Para ele, o ator não pode limitar seu espaço a um único veículo.

A história do Comida dos Astros começou de forma despretensiosa num bar-restaurante na Vila Madalena, em São Paulo, tendo como parceiro inicial o ator Fernando, depois o humorista Luiz até afinar-se numa juntar-se ao atual companheiro de cena, o cantor, humorista e ator Gil Côrtes. Entre os projetos para breve está a adaptação de Romeu e Rulieta, em versão gastronômica, para abordar com o riso a temática da ditadura da magreza, a partir de duas famílias rivais: uma baiana e outra paulista. Também aguarda a liberação de recursos via Lei Rouanet para a produção da peça infantil Merenda Musical, que deve estrear no segundo semestre de 2008.

TEATRO
¤ O Banquete, com o grupo Comida dos Astros
¤ Data: Hoje (21 horas), amanhã (21 horas) e domingo (20 horas)
¤ Local: Teatro Goiânia (Av. Tocantins c/ Av. Anhanguera.
Telefones: 3201-4684 e 3201-4685)
¤ Ingressos: Hoje 40 reais (inteira) e 20 reais (estudantes, idosos e assinantes do POPULAR com acompanhante). Sábado e domingo 50 reais (inteira) e 25 reais (estudantes, idosos e assinantes do POPULAR com acompanhante)
¤ Pontos de venda: Loja Compre Ingresso, Shopping Bougainville (telefone 3941-0161) e bilheteria do Teatro Goiânia

Um comentário:

Anônimo disse...

Como ninguém comentou

Irei eu mesma comentar:
Bom,
Ontem eu fui à peça
Foi lecau... ri bastante
Mas de fato, depois de uma hora se torna cansativo...
É um musical. Cantam o tempo todo mas colocando nomes de coisas relacionadas com comida na letra.
Tipo
Engraçado
São Muito Profissionais
Eu recomendo!

E outra coisa
Pra achar engraçado é necessário que se conheça a musga
Eu conhecia a maioria delas (fora uma da Bethânia q eu fiquei meio boiando), então achei bem divertido.

Eles foram de Frank Sinatra e The Carpentes a Roberto Carlos e Chico Buarque... tipo... muito bom!


Quem ouve muita musga (tipo eu... rererer) gosta do musical.

"Aqui não há Lei. Não há nada. Só há nós. Nós somos a Lei."